Os principais erros de decoração da casa e como corrigi-los

Os principais erros de decoração da casa e como corrigi-los

Você finalmente comprou aquela casa dos sonhos e está pronto para torná-la um lar. Mas cuidado para não cometer alguns erros comuns de decoração que podem arruinar o visual da sua casa nova.

Muita gente acha que decoração de interiores é algo intuitivo, mas na verdade exige algum conhecimento para acertar. Vamos dar uma olhada em cinco erros de decoração de interiores que as pessoas cometem com frequência e como corrigi-los.

Com alguns ajustes simples, você pode transformar esses erros em acertos e ter uma casa linda em pouco tempo. Então prepare-se para dar uma guinada na decoração da sua casa e torná-la aconchegante e convidativa. Vamos lá!

Escolher Móveis Muito Grandes Para O Espaço

Você provavelmente já cometeu esse erro e nem percebeu. Comprar móveis grandes demais para o espaço é um dos erros mais comuns de decoração de interiores. Isso deixa o ambiente apertado e desconfortável, sem falar na dificuldade de circular.

Para consertar, primeiramente você precisa medir seu espaço com cuidado e anotar as dimensões antes de sair às compras. Compre móveis menores, que se encaixem perfeitamente no ambiente. Se já comprou peças grandes demais, tente reposicioná-las para abrir mais o espaço.

Outra dica é optar por móveis compactos multifuncionais, como uma mesa de centro que também serve como assento ou uma cama com gavetas embutidas. Esse tipo de móvel ajuda a economizar espaço.

Móveis suspensos, como estantes e racks, ajudam a tirar coisas do chão e abrir o ambiente. Se possível, pendure a televisão, quadros e outros itens nas paredes. Isso dá uma sensação de amplitude, além de facilitar a limpeza.

Por último, mantenha o espaço livre de desordem e excesso de objetos. Isso só contribui para a sensação de aperto. Faça uma boa arrumação, doando ou jogando fora o que não usa. Lembre-se, em decoração, menos é mais.

Com essas dicas simples você conseguirá transformar ambientes apertados em espaços aconchegantes e funcionais. Lembre-se, meça com cuidado, opte por móveis compactos e multifuncionais, use as paredes e arrume bem o espaço. Em pouco tempo, seu lar estará com uma decoração harmônica e aconchegante.

Não Definir Um Estilo Ou Tema Para a Decoração

sofa com estampas erros na decoracao

Não definir um estilo ou tema para a decoração é um dos maiores erros que as pessoas cometem. Isso faz com que sua casa pareça bagunçada e sem personalidade.

Para corrigir isso, primeiro pense no estilo de decoração que você gosta, como moderno, rústico, minimalista ou boho.

Em seguida, escolha uma paleta de cores que combina com esse estilo, como tons terrosos para rústico ou cinzas e brancos para minimalista.

  • Use essa paleta de cores em toda a sua casa, nas paredes, móveis, enfeites e acessórios. Isso criará harmonia e fará com que os cômodos se conectem.
  • Escolha um tema principal, como natureza, praia ou vintage, e inclua detalhes relacionados em cada cômodo. Por exemplo, conchas e palmas para uma decoração de praia ou mobília antiga e sinalização vintage para um tema retrô.
  • Mantenha a decoração consistente em cada cômodo. Não misture estilos completamente diferentes, como boho na sala e minimalista no quarto. Em vez disso, mantenha o mesmo estilo em toda a casa, mas mude ligeiramente o tema de cada cômodo para criar variação.
  • Repita padrões, texturas, formas ou motivos em toda a casa para criar um elo visual entre os cômodos. Isso ajuda a unificar a decoração e dar a ela um tema coerente.
Veja também  Os cursos de decoração valem seu tempo e dinheiro?

Seguir essas dicas irá transformar sua casa em um lar decorado com estilo e personalidade. Sua casa irá parecer muito mais harmoniosa e convidativa. E o melhor de tudo é que você pode mudar o estilo e o tema sempre que quiser para mantê-la atualizada!

Usar Muitos Padrões E Estampas Diferentes

O uso de muitos padrões e texturas diferentes em um único espaço pode fazer com que o ambiente pareça desordenado e caótico. É fácil exagerar quando há tantas opções atraentes para escolher. Siga estas dicas para criar um visual coeso em sua casa.

Limite o uso de padrões

Escolha um ou dois padrões para focar em seu espaço. Use esses padrões em móveis grandes, como sofás, cadeiras ou cortinas. Reserve padrões adicionais para detalhes como travesseiros, tapetes ou arte na parede. Como regra geral, limite os padrões a 3 ou 4 por cômodo. Mais do que isso e o espaço pode começar a parecer ocupado ou discordante.

Varie a escala e o tipo

Selecione padrões em diferentes escalas, cores e estilos. Por exemplo, combine um padrão geométrico de grande escala em seu sofá com um padrão floral de pequena escala nas almofadas. Ou combine um tapete com estampa colorida com cortinas com estampa em uma cor sólida coordenada. A variedade acrescenta interesse, enquanto a conexão de cores ajuda a unir tudo.

Repita padrões

Usar o mesmo padrão mais de uma vez ou repetir elementos de um padrão cria fluxo em um espaço. Você pode estofar duas cadeiras com o mesmo tecido estampado, usar almofadas com estampas iguais no sofá e nas cadeiras ou pendurar uma série de quadros de parede estampados com um motivo comum. A repetição conecta móveis e áreas separadas de um cômodo.

Equilíbrio com sólidos

O excesso de padrões, independentemente da escala ou da cor, pode sobrecarregar um espaço. Equilibre os padrões com móveis e decoração de cores sólidas. Um sofá de cor sólida ancora um tapete e travesseiros estampados. Paredes sólidas permitem que cortinas e obras de arte estampadas brilhem. As cores sólidas proporcionam um local de descanso para os olhos e tornam os padrões que você usa mais impactantes.

Seguir essas diretrizes o ajudará a usar padrões com estilo em sua casa. Combine-os com moderação, varie a escala e o tipo, repita-os em todo o espaço e equilibre-os com sólidos. Seu cômodo parecerá coeso e chique, mostrando sua habilidade com estampas!

Não Considerar a Iluminação Adequada Para Cada Ambiente

A iluminação de sua casa tem um grande impacto no ambiente geral e na funcionalidade de cada espaço. Infelizmente, muitas pessoas não pensam o suficiente na iluminação adequada para os diferentes cômodos e acabam se sentindo mal.

Veja também  Maneiras criativas de decorar com plantas

Iluminação geral insuficiente

O erro mais comum é não fornecer iluminação geral suficiente, como luminárias de teto centrais. Sem a iluminação geral adequada, os cômodos podem parecer escuros, sombrios e apertados. Adicione luminárias de teto central, iluminação embutida ou de trilho para iluminar bem as salas de estar, cozinhas e corredores. Nos quartos, instale luminárias suspensas com um dimmer para que você possa controlar o nível de brilho.

Falta iluminação para tarefas

Você tem áreas específicas nos cômodos em que é necessária luz extra para determinadas atividades? Considere adicionar iluminação para tarefas, como luminárias de mesa em escritórios domésticos, luzes de leitura ao lado de poltronas, luzes embaixo de armários em cozinhas e penteadeiras em banheiros. A iluminação de tarefas deve ser clara o suficiente para iluminar suficientemente a área sem causar ofuscamento.

Iluminação de destaque negligenciada

A iluminação de destaque refere-se a luminárias usadas para destacar detalhes arquitetônicos ou decorativos específicos em um cômodo, como arte, coleções, plantas etc. Coisas como luzes de quadro, iluminação de trilho e holofotes são ótimas opções de iluminação de destaque. A iluminação de destaque ajuda a criar interesse visual e profundidade em um cômodo. Não se esqueça de espaços como escadas, entradas e corredores, que também merecem uma iluminação de destaque.

Temperaturas de luz incompatíveis

Para obter um visual coeso, escolha luminárias e lâmpadas com a mesma faixa de temperatura de cor. Uma mistura de tons quentes (amarelados) e frios (azulados) pode fazer com que um espaço pareça desarticulado. Em geral, salas de estar e quartos tendem a ficar mais aconchegantes com uma iluminação mais quente de 3000K, enquanto áreas de trabalho como cozinhas e banheiros se beneficiam de uma iluminação mais fria de 5000K.

Ao avaliar como você usa atualmente a iluminação em cada cômodo da sua casa e fazer os ajustes necessários, você criará espaços bem iluminados e adaptados às suas necessidades, que serão aconchegantes e convidativos. Com a iluminação certa, sua casa brilhará.

Conclusão

Agora que você já sabe quais são os erros mais comuns na decoração de interiores e como corrigi-los, está na hora de colocar a mão na massa! Não tenha medo de errar – a decoração de uma casa é um processo contínuo de tentativa e erro até encontrar o que combina com o seu estilo e necessidades.

O importante é começar! Vá analisar seu espaço com um olhar crítico, veja o que está te incomodando e comece fazendo pequenas mudanças. Com o tempo, você vai ganhando confiança e prática. Lembre-se que a sua casa é para o seu conforto e bem-estar.

Não adianta copiar tendências da moda ou da casa da sua amiga – decore para você e com o que te faz feliz! Boa sorte e mãos à obra! Em breve, você terá o cantinho perfeito para chamar de seu.

Avatar de JulianaL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *